Versão
e-Book
Introdução
Nesta coletânea descrevemos as principais características e atributos de diversos cargos de profissionais que atuam em operações industriais e logísticas, no sentido de nortearmos o mercado (demanda e oferta) para a capacitação e profissionalização destas carreiras.
As descrições de cargos são documentos formais e impessoais que especificam a abrangência e escopo das atividades realizadas e responsabilidades atribuídas ao profissional designado para a função, bem como o perfil requerido para o exercício deste cargo em uma determinada empresa.
O perfil profissional integra a descrição do cargo, relacionando as competências, habilidades e atitudes (CHA) necessárias para a efetividade do dia-a-dia no trabalho. As competências envolvem os conhecimentos teóricos (instrução escolar e formação técnica e acadêmica, bem como cursos extra-curriculares), enquanto as habilidades estão relacionadas com a experiência prática desenvolvida pelo exercício da função e, complementando, temos as atitudes que se referem com a postura interpessoal e o comportamento positivo, como por exemplo o grau de resiliência frente ao estresse.
Usualmente, as descrições dos cargos deve ser elaborada pelo departamento de Recursos Humanos da própria empresa, que consulta e valida as informações consolidadas junto aos gestores diretamente responsáveis pela governança daquele cargo, bem como ao colaborador preposto.
Seu propósito é esclarecer os deveres e obrigações, autoridade e autonomia no relacionamento entre gestor e seu subordinado, considerando a estrutura da empresa. Desta forma, possibilita ainda desenvolver um plano de carreira e de capacitaçao (treinamentos), e ainda avaliar e classificar funções, administrar salários e desempenho, orientando processos de recrutamento e seleção.
Entre as principais dicas para a adaptação na sua empresa, recomendamos descrever as atividades através de verbos de ação no infinitivo, sendo preciso cuidado com relação ao assédio moral, de forma a não utilizar quaisquer termos que possam sugerir discriminação de raça, religião, idade, gênero, origem ou incapacidade física ou mental.
A descrição do cargo deve ser suficientemente detalhada para que não seja vaga ou superficial, e deve ser escrita em linguagem simples e clara para que o funcionário compreenda, porque ele é, afinal, o principal interessado. Em resumo, havendo necessidade de utilizar termos técnicos, os mesmos devem ser esclarecidos através de um glossário de termos.
Na presente coletânea, o conteúdo de nossas ficha de descrição de cargo inclui (em negrito):
-
Título do cargo: Designação(ões) do cargo na empresa;
-
Subordinação: Nível ou posição de seu superior hierárquico no organograma, tais como Executivo, Diretor, Gerente, Supervisor, Líder ou Operacional;
-
Propósito: Missão, objetivo ou finalidade do cargo;
-
Funções: Relação das principais atividades e responsabilidades (essenciais e secundárias), ordenada pelos requisitos em ordem decrescente de importância;
-
Perfil: Relação das competências, habilidades e atitudes requeridas;
-
Qualificações especiais: Demandas físicas da função, tais como levantamento de peso, acuidade visual ou manual, resiliência, etc... (exemplos: raciocínio lógico, solução de problemas, administração do tempo, direção de empilhadeira, aspectos tributários);
-
Treinamentos recomendados;
-
Local: Divisão, departamento, setor e localização física (planta/cidade/estado);
-
Ambiente de trabalho: Quando requerido, indicar temperaturas muito altas ou muito baixas, existência de nível de ruído excessivo, poeira, vibrações, agentes químicos ou riscos especificos;
-
Remuneração e benefícios: Não é o nosso escopo/propósito nesta coletânea.
-
Dados administrativos: Pessoa incumbida do cargo, nome de quem elaborou, data de revisão, etc..