Indice

Nesta coletânea descrevemos as principais características e atributos de diversos cargos de profissionais que atuam em operações industriais e logísticas, no sentido de nortearmos o mercado (demanda e oferta) para a capacitação e profissionalização destas carreiras.

 

 

As descrições de cargos são documentos formais e impessoais que especificam a abrangência e escopo das atividades realizadas e responsabilidades atribuídas ao profissional designado para a função, bem como o perfil requerido para o exercício deste cargo em uma determinada empresa.

 

O perfil profissional integra a descrição do cargo, relacionando as competências, habilidades e atitudes (CHA) necessárias para a efetividade do dia-a-dia no trabalho. As competências envolvem os conhecimentos teóricos (instrução escolar e formação técnica e acadêmica, bem como cursos extra-curriculares), enquanto as habilidades estão relacionadas com a experiência prática desenvolvida pelo exercício da função e, complementando, temos as atitudes que se referem com a postura interpessoal e o comportamento positivo, como por exemplo o grau de resiliência frente ao estresse.

 

Usualmente, as descrições dos cargos deve ser elaborada pelo departamento de Recursos Humanos da própria empresa, que consulta e valida as informações consolidadas junto aos gestores diretamente responsáveis pela governança daquele cargo, bem como ao colaborador preposto.

 

Seu propósito é esclarecer os deveres e obrigações, autoridade e autonomia no relacionamento entre gestor e seu subordinado, considerando a estrutura da empresa. Desta forma, possibilita ainda desenvolver um plano de carreira e de capacitaçao (treinamentos), e ainda avaliar e classificar funções, administrar salários e desempenho, orientando processos de recrutamento e seleção.

 

Entre as principais dicas para a adaptação na sua empresa, recomendamos descrever as atividades através de verbos de ação no infinitivo, sendo preciso cuidado com relação ao assédio moral, de forma a não utilizar quaisquer termos que possam sugerir discriminação de raça, religião, idade, gênero, origem ou incapacidade física ou mental.

 

A descrição do cargo deve ser suficientemente detalhada para que não seja vaga ou superficial, e deve ser escrita em linguagem simples e clara para que o funcionário compreenda, porque ele é, afinal, o principal interessado. Em resumo, havendo necessidade de utilizar termos técnicos, os mesmos devem ser esclarecidos através de um glossário de termos.

 

Na presente coletânea, o conteúdo de nossas ficha de descrição de cargo inclui (em negrito):

 

  1. Título do cargo: Designação(ões) do cargo na empresa;

  2. Subordinação: Nível ou posição de seu superior hierárquico no organograma, tais como Executivo, Diretor, Gerente, Supervisor, Líder ou Operacional;

  3. Propósito: Missão, objetivo ou finalidade do cargo;

  4. Funções: Relação das principais atividades e responsabilidades (essenciais e secundárias), ordenada pelos requisitos em ordem decrescente de importância;

  5. Perfil: Relação das competências, habilidades e atitudes requeridas;

  6. Qualificações especiais: Demandas físicas da função, tais como levantamento de peso, acuidade visual ou manual, resiliência, etc... (exemplos: raciocínio lógico, solução de problemas, administração do tempo, direção de empilhadeira, aspectos tributários);

  7. Treinamentos recomendados;

  8. Local: Divisão, departamento, setor e localização física (planta/cidade/estado);

  9. Ambiente de trabalho: Quando requerido, indicar temperaturas muito altas ou muito baixas, existência de nível de ruído excessivo, poeira, vibrações, agentes químicos ou riscos especificos;

  10. Remuneração e benefícios: Não é o nosso escopo/propósito nesta coletânea.

  11. Dados administrativos: Pessoa incumbida do cargo, nome de quem elaborou, data de revisão, etc..

Nota: As descrições desta cartilha servem de modelo de referência (não estamos contratando).
Este é uma iniciativa para servir nossa comunidade, portanto colabore sugerindo ajustes e correções.
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.

Introdução

Estrutura organizacional

(Organograma)

Saiba mais (anexo):

Versão
e-Book
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2020 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.