white paper

Assessoria especializada em BPM

Mapeamento, Otimização e Gestão de Processos

 
BPM é o acrônimo para Business Process Management, e abrange o Mapeamento, Redesenho, Otimização & Gestão de Processos de Negócio, isto é, COMO um Serviço é executado. 
 
BPM é uma especialidade que envolve qualquer combinação de modelagem, automação (workflow), execução, controle, medição e otimização dos fluxos de atividades empresariais (operacionais ou administrativas), em apoio às metas da empresa, abrangendo sistemas, colaboradores, clientes e parceiros dentro e além das fronteiras da empresa.

Fonte: Fujitsu
 
 
Apresentação

Em síntese, nossa Metodologia BPM@G4 usualmente inclui as seguinte passos:

  1. Elucidar o Catálogo de serviços da área-alvo definida, identificando os macro-processos e a Estrutura Analítica das Rotinas (EAR), detalhando os processos, sub-processo e os respectivos diagramas tartaruga.

  2. Mapear o Processo AS-IS (versão Como-É), inclusive elicitando atores, formulários e ferramentas, utilizando brownpaper, post-it e notação BPMN.

  3. Medições de Cronoanalise: Quando requerido, alocamos nossa equipe de crononalistas especializados e engenheiros de processos para medições das atividades in-loco e utilizamos as mais modernas técnicas para Estudos de tempos, normalizando lead times e OEE (Overall Equipment Effectiveness).

  4. Análise crítica dos processos e gargalos realizada por engenheiros de processos, contemplando as melhores práticas Lean, TOC, PMI e Ágile, para identificar, classificar e ranquear intercorrências, falhas, perdas, anomalias e riscos.

  5. Redesenho/Otimização do processo TO-BE (versão Como-Será), empregando as funcionalidades das plataforma ERP/workflow da contratante, bem como a notação BPMN 2.0, ranqueando propostas de melhorias considerando todas as tecnologias viáveis. São especificados formulários, listas de verificação, kanbans, notificações, relatórios e indicadores de SLA e OLA para agilizar e OTIMIZAR os processos.

  6. Simulação de processos: Quando requerido, modelamos e analisamos os impactos quantitativos das mudanças nos tempos, recursos e custos operacionais.

  7. Gestão da Capacidade: Onde requerido, modelamos e desenvolvemos soluções capazes de determinar as quantidades requeridas de recursos para cada cenário de demanda.

  8. Governança: Definimos as fichas dos indicadores de desempenho (KPI) e a sistemática para gestão à vista.

  9. Modelagem: Transcrição dos processos para a plataforma de workflow.

  10. Book de documentação (perpetuação): São redigidos os documentos de suporte (manuais), incluindo Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Instruções de trabalho, check-lists, RNC, LUT e LA que formam a base de conhecimento para a plataforma de ERP/workflow da contratante, provendo os subsídios para implementação do processo TO BE.

  11. Implementação: Treinamentos operacionais, testes e ajustes (tunning).

  12. Comisssionamento: auditoria e homologação dos processos. 

 

Será que realmente precisamos de Assessoria?

Sem referências externas especializadas, a maioria dos gestores e analistas acreditam que estão cumprindo bem com o seu papel, no entanto a prática demonstra que muita vezes isto pode ser uma falácia. Incremente seu desempenho: Confira os argumentos para contratar nossas assessorias:

  1. CATALIZAÇÃO: Um agente facilitador isento e experiente agrega referências externas e pode diagnosticar as necessidades efetivas com objetividade clínica, apresentando alternativas e contribuindo na construção de um CONSENSO entre todos os envolvidos.

  2. ORIENTAÇÃO: É preciso conhecimento especializado para um direcionamento claro e preciso, e metodologias consolidadas para assegurar o sucesso das melhorias e das mudanças.

  3. SANEAR DÚVIDAS: Para minimizar erros, falhas e vícios são requeridos inúmeros esclarecimentos durante a implementação de novos processos e tecnologias.

  4. CRITÉRIOS OBJETIVOS: Técnicas comprovadas e referências de mercado (benchmarks) agregam aprendizado para estruturar e melhorar processos e regras de negócios.

  5. ADERÊNCIA: Avaliamos os recursos do seus sistemas ERP e workflow para validarmos sua adequação e recomendar melhorias.

  6. CONSISTÊNCIA: Verificamos as vulnerabilidades e agregamos poka-yokes efetivos.

  7. PROCEDIMENTOS: Experiência e modelos prévios agilizam o redesenho dos workflows.

  8. ESTRATÉGIA: Concepção e regras de negócio configuradas para o negócio da contratante.

  9. AGILIZAÇÃO: Aceleramos o tempo de implementação dos processos.

  10. RACIONALIZAÇÃO: Evite inserir atividades, perdas e custos desnecessárias.

  11. ANALISES OBJETIVAS: Avaliamos quali e quantitativamente os argumentos das alternativas tecnológicas e/ou terceirizações.

  12. SAVINGS: A redução de perdas usualmente incrementa a produtividade sensivelmente.

  13. SEGURANÇA: Reduzimos diversos riscos do processo e recomendamos contingências.

  14. RETORNO: Os Ganhos e economias via-de-regra tem justificado investimentos em assessorias.

 
 
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.