Guia Prático de Gerenciamento de Projetos
Manual de sobrevivência para os profissionais de projetos
Sinopse do livro
O Guia Prático para Gerenciamento de Projetos – Manual de sobrevivência para os profissionais de projetos, de Daniel Gasnier, foi um best seller revisado em 2010 na sua 5° edição.
A obra mostra – através de suas 166 páginas e oito capítulos - como planejar e gerenciar os empreendimentos de uma forma prática e atualizada, através de uma metodologia estruturada coerente com a 4° edição do PMBoK/PMI. Foi desenvolvida para auxiliar os profissionais de gerenciamento de projetos, tanto os novos como aqueles mais experientes, na ciência e arte da concepção de estratégias, viabilização e venda de propostas, organização e sistematização dos processos, bem como na comunicação e integração das pessoas, visando fazer acontecer, trazendo produtos e serviços à realidade.
Inicia com a introdução ao ambiente de gerenciamento de projetos, para que o leitor compreenda a realidade deste contexto, as instituições e o atual estado-da-arte. A seguir trata da iniciação do projeto, onde é mostrado como analisar e argumentar sua viabilidade técnico-econômica e como administrar os diversos projetos que a organização empreende. Daí é abordado o planejamento, onde são estruturados os diversos detalhes de um plano do projeto.
Enfim, após a obtenção do sinal verde dos patrocinadores, é abordada a execução propriamente dita e, em paralelo, o controle das atividades. O que deve ser observado ao final do empreendimento é visto no capítulo de encerramento, e o livro é finalizado com comentários sobre a implementação da cultura de gerenciamento de projetos em toda a empresa.
Arquivos para imediata aplicação
Faz parte deste livro uma coletânea de arquivos complementares, sempre atualizados, para documentação de projetos, e que estão prontos para utilização: formulários e check-lists MS-Word, apresentações MS-Powerpoint e modelos MS-Project, aplicações, artigos e ilustrações. Você poderá solicitar estes arquivos aqui mesmo, no site DanielGasnier.com.
Data de Publicação: Agosto de 2000.