Almoxarife

Cartilha Profissão Logística
É fundamental reconhecermos que estes são os nossos "Heróis Sem Medalhas", pois toda operação depende destes profissionais. Responsável por realizar o recebimento, estocagem e embarque de produtos. Registra aquilo que entra e que sai do almoxarifado. Recebe ou fornece o material dos e aos demais colaboradores da empresa, mediante um documento que registra a transação
Apresentação:

Manter o padrão de segurança, limpeza e produtividade dentro do estoque.

Cargo:
Departamento:
Centro de Distribuição, Supply Chain, Logística.
Responde diretamente ao Supervisor de depósito ou logística.
Propósito:
Conta e verifica os produtos recebidos ou expedidos, e os compara com documentos (nota fiscal, pedido ou similar); checa se não há produtos fora de data de validade ou danificados e estragados. Reporta ao superior quaisquer discrepâncias da forma apropriada. Sinaliza produtos fora do padrão. Recebe entregas, encaminha para o estoque e os separa na forma e no local apropriado.
Funções e atividades:

Assegura que a quantidade e tipo correto de produtos foram separados no apanhe (picking). Transporta estes produtos para o local de retirada, algumas vezes utilizando equipamentos de movimentação de materiais. Lápis, canetas, marcadores, etiquetas e coletores de dados são requeridos nestas atividades, sendo preciso saber manipulá-los.

Verifica se a quantidade, código, qualidade, etiquetas e endereço de entrega estão corretos e completos de acordo com os documentos (nota fiscal, pedido ou similiar), e se o responsável assinou os devidos controles. Reembalar produtos, reparos em embalagens, troca de baterias em equipamentos e reparar paletes fazem parte das atividades complementares.

Responsável por manter limpa a área de trabalho e corretamente dispostos os equipamentos, operando-os com segurança e de forma eficiente. Mantém os registros dos produtos recebidos e enviados de forma correta e pode auxiliar no inventário físico ou contagem cíclica, quando necessário. Capaz de trabalhar em empresas de qualquer ramo de atividade.

Formação: Ensino médio e cursos na área de logística são necessários.

Experiência aplicada: Saber escrever com caligrafia legível, fazer cálculos matemáticos (aritmética básica), ter conhecimentos básicos na operação de equipamentos informatizados e em segurança (EPIs), ser capaz de ficar sentado, em pé ou andar por períodos de tempo relativamente longos. Em alguns casos será necessária força física para agachar e levantar pequenos pesos e carregar sobre os ombros, ou atividade em ambientes frios ou externos.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência supervisionada por 3 a 6 meses em atividades similares.

b) Capacidade de realizar movimentos repetitivos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.