Cartilha Profissão Logística
Cargo:

Encarregado de

Recebimento & Estocagem

Maturidade, compromisso e organização são requisitos-chave deste profissional.

Apresentação:
Conhecimento dos processos operacionais e do fluxo dos produtos (descarga, recebimento físico e fiscal, inspeção e estocagem, inventário, separação, carga, expedição e distribuição), assegurando que os prazos sejam cumpridos e que toda a documentação relacionada esteja conforme. Determina a atividade de seus subordinados, bem como os horários de entrada e saída das mercadorias, compilando relatórios e indicadores de desempenho.
Departamento:
Centro de Distribuição, Supply Chain, Logística ou Depósito.
Subordinação:
Responde diretamente ao Diretor ou Gerente de Supply Chain ou Logística.
Propósito:
Juntamente com o departamento de transportes, escalona horários de entrada e saída dos materiais de acordo com a capacidade da mão-de-obra e da operação do CD. Assegura que as etiquetas estejam corretamente aplicadas para correta identificação dos materiais para estocagem e/ou antes do embarque, mantém boas práticas de organização, limpeza e segurança nas docas de embarque e desembarque, orienta as atividades de carregar e descarregar os caminhões quando necessário.
Funções e atividades:

É preciso conhecer e se assegurar do cumprimento das normas relativas à segurança e movimentação dos produtos no depósito. É responsável por manter registros de carga e/ou descarga, frete e rotas nos sistemas informatizados, emitindo relatórios e indicadores relacionados. É responsável pela adequada estocagem nos depósitos/almoxarifados, conforme as regras de estocagem.

É responsável por dimensionar a mão-de-obra requerida (contratação, treinamento, orientação e desligamento) e por controlar que a quantidade recebida ou enviada está de acordo com o pedido.

Pode participar/colaborar do processo de inventário físico, onde requerido.

Perfil:

Formação: Superior completo em Administração de empresas, logística ou similar. Conhecimento em informática, indicadores de desempenho, Planilhas, ERP (módulos de controle de estoque e WMS), cálculos simples e segurança do trabalho. É requerido que tenha habilidade básica em matemática.

Experiência aplicada: Habilidade de tomar decisões, essencial ter habilidade de liderança e relacionamento de forma oral e escrita com as pessoas, saber treinar subordinados em processos, tecnologia e equipamentos operacionais.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo

a) Experiência mínima de 01 ano em atividades similares.

b) Conhecimento de softwares aplicados.

c) Disponibilidade para eventuais viagens.

d) Domínio de segunda língua pode ser requerida em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
WhatsApp-icone.png