Encarregado de Depósito

Cartilha Profissão Logística
Manter a organização do almoxarifado, controlar o pessoal e os processos de recebimento e a expedição de materiais, elaborar relatórios de acompanhamento do dia-a-dia, verificar o correto armazenamento das mercadorias e a realização das contagens físicas das SKU, mantendo a rotina operacional diária do depósito são as principais atribuições deste profissional que está liderando a linha de frente.
Apresentação:

Organização, limpeza e ordem são pontos de honra para o responsável pelo depósito.

Cargo:
Departamento:
Centro de Distribuição, depósito ou almoxarifado.
Responde ao Supervisor do depósito, ou diretamente ao Gerente de logística ou supply chain, na falta do primeiro.
Propósito:
Responsável pelas atividades operacionais rotineiras do depósito, pela organização dos processos, e pela verificação da limpeza e ordem, bem como pela manutenção de dados sobre os materiais que lhe foram confiados como “fiel depositário”.
Funções e atividades:

Controle de estoque: Mantém e controla saldos de inventário e os procedimentos de contagem física das SKU sobre sua posse, coordena todo o inventário físico (anual e ou rotativo), apóia o Supervisor de depósito na diminuição das perdas e agilização do atendimento, auxilia os analistas na gestão dos estoques, libera apenas pessoas autorizadas para que tenham acesso aos depósitos e/ou dados do estoque, conduz a busca por produtos através do sistema de controle (WMS ou equivalente), toma ações para evitar furtos e outras causas de divergências nos saldos. Emite toda a documentação necessária aos procedimentos de recebimento, inspeção, estocagem, contagem, separação, embalagem, empacotamento, faturamento e expedição.

Controle da qualidade: Assegura que produtos e matérias-primas com defeito ou danificados sejam apropriadamente segregados e encaminhados, mantendo registro correto e acurado, elaborando relatórios de controle que encaminha ao seu superior hierárquico.

Devoluções: Encaminha o retorno de produtos devolvidos pela operação outbound (distribuição e ou mercado) para a locação correta e mantém registros destas ocorrências, gerando a documentação necessária neste processo. Toma a iniciativa necessária quando estes itens devolvidos não estiverem em condição de uso.

Formação: Não necessariamente precisa ter formação escolar em nível superior, sendo desejável ter concluído (ou em andamento) cursos de logística, administração e/ou tecnologia da informação. Ter familiaridade com o depósito e controle de estoques, sendo organizado e responsável. Conhecimentos em utilização de softwares tipo ERP e planilhas eletrônicas são desejáveis.

Experiência aplicada: Três ou mais anos em posições similares, conhecimento básico de matemática, medidas físicas (área e volume), conhecimento dos materiais armazenados no deposito (mecânica, hidráulica, elétrica, química etc.) e habilidade no relacionamento interpessoal, inclusive negociação com subordinados e demais stakeholders (fornecedores, colegas etc.).

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência de 2 anos em depósitos similares e condução de equipes.

b) Conhecimento de softwares aplicados ao controle de estoques e depósitos.

c) Disponibilidade para plantões em horários extraordinários.

d) Domínio de segunda língua pode ser requerida em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.