Cartilha Profissão Logística
Cargo:
Supervisor de Centro de Distribuição
Grandes centros de distribuição precisam, mais do que de gestores, de verdadeiros líderes.
Apresentação:
A capacidade para obter resultados através das pessoas ainda é a principal habilidade de um supervisor de depósitos e Centros de distribuição que, como a designação do cargo sugere, visualiza toda a operação de uma posição mais elevada, para que possa orientar todos os membros da equipe em um esforço coordenado. Capacidade de melhorar a produtividade e assegurar o controle dos procedimentos complementam o perfil deste importante profissional, presente na maioria das empresas.
Departamento:
Centro de Distribuição, Depósito ou Almoxarifado.
Subordinação:
Responde ao Gerente de logística da empresa, ou diretamente ao Diretor de Supply Chain, na falta do primeiro.
Propósito:
Responsável pelas atividades rotineiras do depósito, com ênfase na liderança das pessoas (funcionários e terceiros), bem como gestão do atendimento aos clientes, dos indicadores de desempenho, melhorias dos processos e dos gastos operacionais.
Funções e atividades:
Gestão de pessoas: Lidera, motiva, comunica e supervisiona diariamente os funcionários e terceiros, assegurando a aplicação das boas praticas de segurança, limpeza, organização e disciplina.
Desempenho das operações: Programa e controla os recebimentos e expedições, buscando o melhor aproveitamento dos recursos, de forma pontual e correta. Identifica e recomenda melhorias. Promove boa comunicação interpessoal e interdepartamental.
Controle: Circula frequentemente em todas as áreas do depósito, priorizando atividades, respondendo consultas, observando não-conformidades, disponibilidade e manutenção dos equipamentos e avaliando a operação e os indicadores de desempenho. Assegura que os procedimentos sejam cumpridos em conformidades com os padrões e exigências da lei, políticas e normas de empresa. Assegura que o inventário físico esteja sempre acurado.
Perfil:
Formação: Usualmente administração de empresas, sendo desejável ter concluído (ou em andamento) cursos de logística e/ou tecnologia da informação. Deve se manter atualizado através de eventos, leitura, grupos de interesse especifico e educação continuada em assuntos correlatos à logística, liderança, administração do tempo, produtividade e línguas estrangeiras (onde requerido).
Experiência aplicada: Três ou mais anos em posições similares. É preciso conhecer seus liderados, conquistar sua confiança e respeito, compreendendo as necessidades dos clientes e do manuseio e armazenagem dos produtos, demonstrando capacidade de liderança, tomada de decisão e negociação. Experiência em planejamento e controle de depósitos são requeridos. Habilidade de se comunicar efetivamente com seus colaboradores, com prestadores de serviços e clientes.
Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
a) Experiência administrativa em depósitos similares.
b) Conhecimento nas modernas tecnologias de informação aplicadas à logística.
c) Disponibilidade para plantões e/ou visitas em horários extraordinários.
d) Domínio de segunda língua é um plus, mas pode ser requerida em alguns casos.