Encarregado de

Separação & Expedição

Cartilha Profissão Logística
Gestão dos processos operacionais da expedição, incluindo a separação de produtos, conferência, embalagem (empacotamento e unitização), roteirização, contratação e gestão das transportadoras, carregamento dos caminhões, distribuição física e eventuais retornos de mercadorias do campo, assegurando que os pedidos sejam encaminhados aos clientes no prazo e com toda a documentação requerida. O encarregado da expedição determina a atividade de seus subordinados, bem como os horários de entrada e saída das transportadoras, compilando relatórios e indicadores de desempenho.
Apresentação:

Seu dia-a-dia é agilizar a separação e a distribuição dos pedidos aos clientes.

Cargo:
Departamento:
Centro de Distribuição, Logística ou Depósito.
Responde diretamente ao Diretor ou Gerente de Supply Chain ou Logística.
Propósito:
Juntamente com o departamento de transportes (onde houver), escalona os horários de retirada e saída dos materiais de acordo com a capacidade da mão-de-obra, dos veículos e da operação do CD. Assegura que os produtos estejam corretamente identificados e acompanhados da documentação exigida antes do embarque, mantém boas práticas de organização, limpeza e segurança nas docas de embarque, orienta as atividades de carregar os caminhões quando necessário.
Funções e atividades:

É preciso conhecer e se assegurar do cumprimento das normas relativas à segurança e movimentação dos produtos no depósito. É responsável pelos registros de separação e carregamento dos caminhões, frete e rotas nos sistemas informatizados, emitindo relatórios e indicadores de desempenho relacionados.

É responsável por dimensionar a mão-de-obra requerida (avaliação, contratação, treinamento, orientação e desligamento) e por controlar que as quantidades enviadas estejam conforme os pedidos dos clientes, buscando otimizar o uso dos recursos de transporte próprios e terceirizados (capacidade dos veículos e rotas de entrega).

Pode participar/colaborar do processo de inventário físico, onde requerido.

Formação: Superior completo em Administração de empresas, logística ou similar. Conhecimento em informática, indicadores de desempenho, Planilhas, ERP (módulos de controle de estoque e WMS), cálculos simples e segurança do trabalho. É requerido que tenha habilidade básica em matemática.

Experiência aplicada: Habilidade de tomar decisões, essencial ter habilidade de liderança e relacionamento de forma oral e escrita com as pessoas, saber treinar subordinados em processos, tecnologia e equipamentos operacionais.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência mínima de 01 ano em atividades similares.

b) Conhecimento de softwares aplicados.

c) Disponibilidade para eventuais viagens.

d) Domínio de segunda língua pode ser requerida em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.