Analista de Cadastros

(Data Steward)

Cartilha Profissão Logística
Bons conhecimentos de Informatica (Sistemas e Tecnologia da Informação) e processos administrativos (aspectos fiscais e reflexos contábeis), bem como do sistema ERP, query e Excel também são fundamentais para o saneamento, manutenção e governança dos cadastros. Iniciativa, capacidade de comunicação e algum conhecimento técnico dos materiais e serviços utilizados na empresa também são requeridos. Para ser um analista de cadastro é necessário ser organizado nas suas atividades e saber priorizar diferentes tipos de demandas.
Apresentação:

Método de trabalho, memória, disciplina e compromisso com a Qualidade são os diferenciais para este perfil.

Cargo:
Departamento:
Suprimentos (ou mesmo Engenharia de Produtos ou Controladoria).
Responde diretamente ao Coordenador da Central de Cadastros, que responde ao Gestor da área.
Propósito:
Responsável pela manutenção do PDM (Padrão Descritivo de Materiais) e aprimoramento da qualidade dos dados dos cadastros de materiais, serviços, locais e outros cadastros da empresa. Executa diversas atividades, desde a utilização de softwares MDMS (Master Data Management System), especializados na gestão de cadastros, e do sistema ERP da empresa para sanear eventuais inconsistências ou anomalias nos dados dos cadastros. Analisa solicitações dos colegas para inclusão de novos itens, certificando-se de que não sejam feitas duplicidades no cadastro. Desenvolve as especificações dos itens de cadastros mediante informações dos solicitantes e do mercado fornecedor, complementando estas informações com dados relacionados aos processos internos da empresa, tais como NCM e UN/SPSC, entre outros.
Funções e atividades:

Executar analises das características e atributos dos itens de cadastro efetuando a identificação, descrição e Classificação de cada SKU de forma inequívoca (semântica). Identifica necessidades de aprimoramento das especificações dos itens e providencia seu enriquecimento e harmonização com o mercado.

Controle da qualidade: Pode lhe ser atribuída a elaboração de relatórios de controle e governança dos dados, que encaminha ao gerente do departamento. Desenvolve e mantem sempre atualizado, juntamente com seu gestor, o Manual PDM, que especifica políticas, normas, responsabilidades, procedimentos e indicadores de desempenho.

Avalia o sistema MDMS e ERP, propondo melhorias nos processos de Inclusão, manutenção, controles e auditorias das informações.

Formação: Formação em nível técnico ou superior nas áreas de administração, tecnologia da informação ou engenharia, com cursos concluídos ou em andamento sobre Gestão de Cadastros e tecnologia da informação. São desejáveis conhecimentos avançados na utilização de softwares como ERP, MDMS e planilhas de cálculos (Excel), entre outros. Conhecimentos em aspectos fiscais e contábeis também são requeridos.

Experiência aplicada: Um ano ou mais em funções similares, demonstrando conhecimento avançado de cadastros, computação e conhecimento dos processos administrativos, bem como dos produtos/serviços da empresa. É preciso que seja organizado, sistemático, atento e responsável com relação aos prazos e prioridades, demonstrando iniciativa e facilidade de comunicação (saber explicar suas analises, parecer, escolhas, conclusões e recomendações).

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Conhecimento de softwares homologados na empresa.

b) Disponibilidade para eventuais viagens (projetos de saneamento em novas unidades).

c) Domínio de segunda ou terceira línguas pode ser requerido em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.