Analista de Cadastros
(Data Steward)
Cartilha Profissão Logística
Bons conhecimentos de Informatica (Sistemas e Tecnologia da Informação) e processos administrativos (aspectos fiscais e reflexos contábeis), bem como do sistema ERP, query e Excel também são fundamentais para o saneamento, manutenção e governança dos cadastros. Iniciativa, capacidade de comunicação e algum conhecimento técnico dos materiais e serviços utilizados na empresa também são requeridos. Para ser um analista de cadastro é necessário ser organizado nas suas atividades e saber priorizar diferentes tipos de demandas.
Apresentação:
Método de trabalho, memória, disciplina e compromisso com a Qualidade são os diferenciais para este perfil.
Cargo:


Departamento:
Suprimentos (ou mesmo Engenharia de Produtos ou Controladoria).
Responde diretamente ao Coordenador da Central de Cadastros, que responde ao Gestor da área.
Propósito:
Responsável pela manutenção do PDM (Padrão Descritivo de Materiais) e aprimoramento da qualidade dos dados dos cadastros de materiais, serviços, locais e outros cadastros da empresa. Executa diversas atividades, desde a utilização de softwares MDMS (Master Data Management System), especializados na gestão de cadastros, e do sistema ERP da empresa para sanear eventuais inconsistências ou anomalias nos dados dos cadastros. Analisa solicitações dos colegas para inclusão de novos itens, certificando-se de que não sejam feitas duplicidades no cadastro. Desenvolve as especificações dos itens de cadastros mediante informações dos solicitantes e do mercado fornecedor, complementando estas informações com dados relacionados aos processos internos da empresa, tais como NCM e UN/SPSC, entre outros.
Funções e atividades:
Executar analises das características e atributos dos itens de cadastro efetuando a identificação, descrição e Classificação de cada SKU de forma inequívoca (semântica). Identifica necessidades de aprimoramento das especificações dos itens e providencia seu enriquecimento e harmonização com o mercado.
Controle da qualidade: Pode lhe ser atribuída a elaboração de relatórios de controle e governança dos dados, que encaminha ao gerente do departamento. Desenvolve e mantem sempre atualizado, juntamente com seu gestor, o Manual PDM, que especifica políticas, normas, responsabilidades, procedimentos e indicadores de desempenho.
Avalia o sistema MDMS e ERP, propondo melhorias nos processos de Inclusão, manutenção, controles e auditorias das informações.
Formação: Formação em nível técnico ou superior nas áreas de administração, tecnologia da informação ou engenharia, com cursos concluídos ou em andamento sobre Gestão de Cadastros e tecnologia da informação. São desejáveis conhecimentos avançados na utilização de softwares como ERP, MDMS e planilhas de cálculos (Excel), entre outros. Conhecimentos em aspectos fiscais e contábeis também são requeridos.
Experiência aplicada: Um ano ou mais em funções similares, demonstrando conhecimento avançado de cadastros, computação e conhecimento dos processos administrativos, bem como dos produtos/serviços da empresa. É preciso que seja organizado, sistemático, atento e responsável com relação aos prazos e prioridades, demonstrando iniciativa e facilidade de comunicação (saber explicar suas analises, parecer, escolhas, conclusões e recomendações).
Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:
a) Conhecimento de softwares homologados na empresa.
b) Disponibilidade para eventuais viagens (projetos de saneamento em novas unidades).
c) Domínio de segunda ou terceira línguas pode ser requerido em alguns casos.