Operador de Empilhadeiras

Cartilha Profissão Logística
Conhecer seu equipamento, seja movido à gás, gasolina, diesel ou elétrica, de várias capacidades, e demonstrar a habilidade de conduzir o mesmo carregado de materiais, respeitando os pedestres, as normas e os limites são requisitos básicos para ser um bom profissional nesta atividade.
Apresentação:

Respeitar normas de segurança descreve o bom profissional operador de empilhadeiras

Cargo:
Departamento:
Centro de Distribuição, Supply Chain, Logística, Transportes.
Responde diretamente ao Supervisor de Logística, Estoques ou Transportes.
Propósito:
Operação de empilhadeiras e/ou demais equipamentos de movimentação de materiais, para mover, posicionar, identificar materiais, organizar, transportar, armazenar ou encontrar mercadorias no depósito e pátios. Mantém os registros das operações de transferência; Transferência de cargas entre vários setores da empresa; Controla abastecimento de posições críticas na produção para que não ocorram rupturas operacionais; Organização de mercadorias em estruturas porta-pallets ou blocado.
Funções e atividades:

Descarrega caminhões com segurança e move produtos para locais de estocagem conforme programação das atividades; Aplica métodos de estocagem, como FIFO ou FEFO, alocação dinâmica, entre outros; Mantém a área de trabalho desobstruída e limpa para evitar acidentes e agilizar a operação.

Separa e prepara produtos para carga, sempre verificando com muita atenção se o pedido está correto; Notifica qualquer anomalia nos produtos, equipamentos e instalações; Carrega e descarrega paletes, sacaria utilizando equipamentos livres de defeitos; Supre estoque para expedição e/ou produção.

Participa no inventário físico, quando for necessário.

Formação: Ser habilitado na condução de veículos e, em particular, de empilhadeiras por órgãos reconhecidos (certificado é requerido) e deve se manter atualizado com as boas práticas de segurança; Conhecimento básico em manutenção mecânica e elétrica de automóveis, física, geometria e matemática; Desejável conhecimento em informática sobre coletores de dados e softwares de controle de estoque/WMS; Eventualmente noções de alguma língua estrangeira.

Experiência aplicada: Ter boa caligrafia, ser capaz de ficar sentado, em pé ou andando por períodos de tempo relativamente longos. Em alguns casos será necessária força física para agachar e levantar pequenos pesos e carregar sobre os ombros; Capacidade de usar simultaneamente mãos e pés e em atividades repetitivas; Etiquetar, verificar, comparar pedido com a carga ou descarga, embalar e reembalar, pesar e medir.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência de 01 ano no mínimo em atividades similares.

b) Habilitação para dirigir empilhadeiras.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2020 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.