Gerente de Operações Logísticas

Cartilha Profissão Logística
Apesar de ser um cargo recém estabelecido em diversas empresas, e cujas atribuições ainda estão se consolidando, a função do gerente de operações logísticas, seja no modelo de gestão própria ou terceirizada, experimentou crescente procura nos últimos anos, conforme as empresas perceberam a importância dos processos logísticos em seus resultados. A principal dificuldade ainda é a formação e disponibilidade de profissionais preparados para preencher todos os requisitos deste cargo e, mesmo com a migração e importação de talentos, a previsão é de que ainda serão necessários cerca de cinco anos para que o mercado de trabalho seja capaz de atender e preencher toda a demanda.
Apresentação:

Empresas procuram profissionais qualificados.

Cargo:
Departamento:
Logística, Centro de Distribuição, Depósito ou Almoxarifado.
Responde ao Diretor de supply chain (ou de Logística) da empresa, ou diretamente ao principal executivo de empresa (CEO), na falta do primeiro.
Propósito:
Responsável por planejar e controlar todas as atividades de movimentação e armazenagem de materiais no(s) depósito(s) e/ou processos logísticos relacionados à sua área de abrangência, incluindo programação das atividades, liderança de pessoas e adequada manutenção e utilização de recursos (equipamentos, espaço disponível e capital empregado). Auxilia o diretor de logística nas decisões de planejamento e nos controles sobre os recursos logísticos, bem como na gestão dos projetos de melhorias. Lidera e administra os supervisores, líderes, analistas e demais funcionários, buscando alcançar os objetivos e metas departamentais.
Funções e atividades:

Administração:

  • Planeja, programa e controla todos os processos de recebimento, inspeção, segregação, armazenagem, inventários físicos, processamentos, manuseio, abastecimento de linha, coleta, manutenções de equipamentos logísticos, atividades administrativas, separação, embalagem, faturamento, expedição, transportes e distribuição física, podendo incluir costume service e logística reversa,  desenvolvendo planos, projetos e metas de curto e médio prazo para garantir o atendimento aos clientes com gastos logísticos totais adequados.

  • Participa dos processos de planejamento S&OP (sales and operations planning), plano mestre, orçamento e indicadores de desempenho, provendo informações relacionadas.

  • Supervisiona os serviços dos seus subordinados e terceiros, tomando decisões sobre contratações, promoção e reduções no quadro de funcionários. Aplica técnicas de liderança, motivação, comunicação (feedback), gestão de conflitos e qualificação (treinamento) de seus subordinados.

Rotina operacional e manutenção:

  • Assegura que os embarques e recebimentos sejam realizados nas datas e em conformidade com os pedidos.

  • Controla procedimentos operacionais, apurando e reportando resultados.

  • Coordena os cadastros e planejadores na gestão dos estoques visando o adequado dimensionamento (balanceamento) dos estoques, garantindo os níveis de serviço acordados com os clientes.

  • Assegura o adequado housekeeping (5S) das áreas e as boas condições operacionais dos equipamentos logísticos e layout, bem como a segurança do trabalho e patrimonial.

  • Audita processos para assegurar a conformidade com os padrões.

  • Reporta não-conformidades imediatamente, providenciando auxilio médico se/quando necessário.

  • Assegura conformidade com leis e normas governamentais.

  • Mantém bom relacionamento com clientes.

Projetos e melhorias:

  • Promove inovações e iniciativas voltadas para a melhoria contínua dos processos.

  • Colabora com as demais funções administrativas de maneira que a empresa possa alcançar seus objetivos empresariais

Formação: Usualmente engenharia, administração, economia ou comercio exterior, sendo desejável ter concluído ou estar cursando pós-graduação na área. Deve se manter atualizado através de eventos, leitura, grupos de interesse especifico e educação continuada em assuntos de logística, administração e tecnologia da informação.

Experiência aplicada: Três ou mais anos em posições similares. E’ preciso compreender todo o processo logístico de forma sistêmica, demonstrando capacidade de liderança, tomada de decisão e negociação. Experiência em planejamento e controle de operações logísticas são requeridos. Habilidade de se comunicar efetivamente com seus colaboradores, com parceiros e clientes.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência gerencial em processos logísticos similares.

b) Conhecimento nas modernas Tecnologias de Informação aplicadas à logística.

c) Havendo operações em diferentes sites, é necessária disponibilidade para viagens.

d) Domínio de segunda língua pode ser requerida.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.