Comprador-Planejador

Cartilha Profissão Logística
Finalmente podemos afirmar que as empresas (ao menos algumas) estão despertando para o fato de que os Compradores e Executivos de Compras são funções estratégicas, e que deles dependem para identificar novas soluções fora de casa. Uma tendência que notamos é a fusão das atividades de planejamento (PCM) com as rotinas de compras, de forma que as decisões de disparo e tamanho de lotes estejam sobre o domínio da mesma pessoa, sendo capaz - portanto - de otimizar este dilema.
Apresentação:

A Empresa não ganha dinheiro vendendo, mas comprando bem!

Cargo:
Departamento:
Suprimentos (ou Compras).
Responde ao Diretor de Supply Chain, CPO (Chief Purchase Officer) ou diretamente ao principal executivo (CEO) da empresa na falta do primeiro. Em projetos se reporta ao PMO ou Gerente do Projeto.
Propósito:
Responsável pela política, estratégia, contratação e desempenho de todo o sistema de Suprimentos (oferta) da empresa ou projeto, ou se restringe na gestão de alguns Grupos de Mercadorias/Categorias. Auxilia o CPO nas decisões de aquisições, ampliações, planejamento, orçamento, controle econômico/financeiro e recursos humanos, de forma a alcançarem os objetivos empresariais estabelecidos. Administra os analistas e assistentes de suprimentos, e participa dos planos de suprimentos e, eventualmente, do S&OP, visando o lucro e a prosperidade do negócio.
Funções e atividades:

Operações: Avaliar todos os processos de inbound  desenvolvendo programações e metas de curto e médio prazo. Executar as rotinas de suprimentos e processos de compras para assegurar que as necessidades explicitas e implícitas da empresa e de seus usuários e clientes finais sejam atendidas. Promover pesquisas e inovações e focalizar recursos e esforços na melhoria contínua, tomando decisões sobre aquisições, contratos, investimentos, instalações, ampliações, substituições e interrupções de operações e serviços. Prepara procedimentos de compras, pedidos de compras, inspeções e relatórios de acompanhamento; Supervisiona processos de concorrência e empresas contratadas.

Relacionamentos: Estabelecer e manter relacionamentos profissionais e cordiais com fornecedores e parceiros comerciais e demais interessados. Resolver conflitos com fornecedores e outras entidades conforme requerido.

Comunicação: Participar ativamente em reuniões executivas para compartilhar idéias, avaliar opções e estabelecer políticas. Exercer liderança efetiva, representando o departamento em eventos públicos e privados.

Formação: Usualmente administração, comércio exterior, economia ou engenharia, com formação especifica na área. Deve se manter atualizado através de eventos, leitura, grupos de interesse especifico e educação continuada em assuntos de suprimentos, administração e tecnologia da informação.

Experiência aplicada: três ou mais anos em posições similares. É preciso compreender o negócio da empresa de forma sistêmica, demonstrando domínio de negociação, Planejamento e Controle de Estoques (PCM), tomada de decisão, Indicadores de desempenho e controle da Qualidade. Habilidades de planejamento e orçamento, dimensionamento de estoques, gestão de cadastros, plano de negócio e análise de investimentos são requeridos. Habilidade de se comunicar efetivamente (escrita e falada) com a organização, com parceiros, clientes e público.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência executiva em organizações globais

b) Disponibilidade para viagens frequentes

c) Domínio de segunda ou terceira língua(s).

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2020 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.