Analista de Demanda

Forecast Steward

Cartilha Profissão Logística
Conhecimentos avançados de Gestão da Demanda, matemática, estatística, informática avançada, economia e mercado, bem como do sistema ERP da empresa, BI, Excel, MiniTab, Linguagem R e forecast são fundamentais para as análises de vendas/marketing, envolvendo estatísticas de vendas, EIS/DSS, dashboards e KPIs internos e setoriais. Conhecimentos de Marketing e vendas, iniciativa, capacidade de investigação, associação, análise e síntese também são requeridos. Para ser analista de Demanda é necessário ser organizado nas ideias e demonstrar responsabilidade em cumprir prazos.
Apresentação:

Pesquisador sistemático, com percepção apurada para o contexto sócio-econômico e mercado. 

Cargo:
Departamento:
Área de vendas e/ou Marketing
Responde diretamente ao Diretor Comercial, Vendas e/ou Marketing
Propósito:
Responsável pelas atividades de analise e elaboração da Previsão e Gestão da Demanda, desde o levantamento das informações históricas, passando pelo processamento das estimativas da demanda, interpretaçoes e ajustes, avaliação de mercado e adequações das estimativas, até a carga no ERP para subsequente desdobramento MRP.
Funções e atividades:

Desenvolver os Métodos para Levantamento e Processamento das Estimativas da Demanda. Poderá ser envolvido com economistas e customer service, provendo suporte aos vendedores e executivos. Acompanha os procedimentos operacionais para elaboração mensal das previsões. Identifica necessidades de aprimoramento destes processos.

Desenvolver Métodos de Previsão. Pesquisa e desenvolve novos métodos de calculo de previsões, buscando aprimorar a Acurácia das previsões de demanda.

Controle da qualidade: Pode lhe ser atribuída a elaboração de relatórios de controle que encaminha ao gerente de vendas. Desenvolve juntamente com os gestores, políticas, procedimentos e indicadores de desempenho.

Avalia a Acurácia das previsões, promovendo sua governança.

Formação: Formação em nível superior nas áreas de engenharia, administração, economia e/ou tecnologia da informação. São desejáveis conhecimentos avançados na utilização de softwares como ERP, Planilhas de calculo e forecasters.

Habilidades: Pesquisador sistemático, com boa percepção para detalhes (perceber correlações entre Causas e Efeitos), e Classificações (taxonomias). Interesse em notícias e eventos políticos e sócio-econômicos, bem como do mercado em que a empresa atua.

Atitude: Conservador ponderado (nem otimista demais, tão pouco pessimista demais), com pensamento crítico e curiosidade.

Experiência aplicada: Um ano ou mais em posições similares, demonstrando conhecimento avançado de matemática, estatística, computação e conhecimento dos processos comerciais, bem como produtos/serviços da empresa. É preciso que seja organizado, sistemático, atento e responsável com relação aos prazos, demonstrando iniciativa e facilidade de comunicação (explicar suas analises, parecer, conclusões e recomendações).

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Conhecimento de softwares homologados na empresa.

b) Domínio de segunda língua pode ser requerida em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.