Analista Logístico

Cartilha Profissão Logística
Conhecimentos diferenciados de matemática, estatística, informática avançada e processos logísticos, tais como sistema ERP, Excel, MiniTab, Linguagem R, APS, SIO, WMS, TMS, desenho industrial (CAD) e forecast são fundamentais para a análise de projetos de melhorias operacionais, envolvendo layout, equipamentos, automação, tempos e métodos, produtividade e qualidade. Bom relacionamento interpessoal, iniciativa, capacidade de abstração, concepção, associação, análise e síntese também são requeridos. Para ser analista logístico é necessário ser organizado nas ideias e demonstrar responsabilidade em cumprir prazos.
Apresentação:

Raciocínio lógico e rápido, flexibilidade e iniciativa são os diferenciais para este perfil.

Cargo:
Departamento:
Administração do supply chain, logística e/ou projetos.
Responde diretamente ao Gerente de supply chain, logística ou projetos.
Propósito:
Responsável por diversas atividades, desde a utilização de sistemas ERP para dimensionamento dos estoques e demais recursos, trazer subsídios no relacionamento com clientes e/ou fornecedores, desenvolvimento de melhorias e/ou redução de custos em processos logísticos, programação e entrega de produtos ou serviços, desenvolver e implementar indicadores de desempenho, orientar os gestores e equipes na tomada de decisões sobre métodos de armazenagem e abastecimento de produtos.
Funções e atividades:

Desenvolver novos métodos e implementar projetos para minimizar custos logísticos. Poderá ser envolvido com compras técnicas, provendo suporte aos compradores. Acompanha os fluxos e transações de materiais do CD ou depósito, efetuando análises para parametrização de cada SKU. Identifica necessidades de aprimoramento de equipamentos e instalações em processos logísticos;

Controle da qualidade: Pode lhe ser atribuída a elaboração de relatórios de controle que encaminha ao gerente logístico. Desenvolve juntamente com os gestores, políticas, procedimentos e indicadores logísticos.

Avalia o sistema de transportes e entregas, aprimorando controles e auditorias.

Formação: Formação em nível superior nas áreas de engenharia, administração e/ou tecnologia da informação, com cursos de logística concluído ou em andamento. São desejáveis conhecimentos avançados na utilização de softwares como ERP, Planilhas de calculo, WMS, ERP, APS e CAD entre outros.

Experiência aplicada: Seis meses ou mais em posições similares, demonstrando conhecimento avançado de matemática, estatística, computação e conhecimento dos processos logísticos, bem como produtos/serviços da empresa. É preciso que seja organizado, sistemático, atento e responsável com relação aos prazos, demonstrando iniciativa e facilidade de comunicação (explicar suas analises, parecer, conclusões e recomendações).

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Conhecimento de softwares homologados na empresa.

b) Disponibilidade para eventuais viagens.

c) Domínio de segunda língua pode ser requerida em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.