Gerente de Transportes

Cartilha Profissão Logística
Atualmente, os problemas relacionados aos transportes no Brasil, como aumento do roubo de cargas e tráfego rodoviário, com os congestionamentos das vias urbanas e rodoviárias, infraestrutura portuária e aeroportuária, bem como malha viária e ferroviária em alguns casos deficitária, bem alto custo do frete e combustíveis torna o planejamento dos transportes algo que requer uma sistemática muito bem planejada e articulada.
Apresentação:

Segurança e agilidade na movimentação física de mercadorias é a atribuição do gestor de transportes.

Cargo:
Departamento:
Supply Chain, Logística de distribuição ou Transportes.
Responde diretamente ao Diretor de Supply Chain/Logística.
Propósito:
Responsável pela coordenação e supervisão de todas as funções relativas aos transportes dentro e fora do centro de distribuição e da empresa, mantendo o nível de atendimento ideal ao cliente, e os gastos com a operação o mais baixo possível, treinando e supervisionando todo o pessoal do setor de transportes visando garantir os objetivos do departamento e da empresa.
Funções e atividades:

Direcionar e supervisionar a programação inbound e outbound de embarques em nível nacional e internacional, assegurando uma eficiente utilização dos recursos e garantindo os SLA contratados. Seleciona os melhores e mais econômicos sistemas de transporte. Representa seu departamentos quando ocorrem problemas de envio e recebimento, visando sanar e prevenir não-conformidades.

É responsável pelas atividades e sistemas de Roteirização e rastreabilidade das entregas, responde às reclamações sobre atrasos e perda, avalia/contrata gestão de riscos e transporte de cargas perigosas minimizando seu impacto ao meio ambiente.

Contrata softwares (SaaS), prestadores de serviço, motoristas, empresas transportadoras. Participa da decisão sobre utilização de frota própria e/ou terceirizada e tipos de veículos. Avalia desempenho e recomenda promoções ou dispensas de funcionários. Avalia e seleciona a aquisição de softwares, veículos, equipamentos e gerencia custos operacionais.

Formação: O Gerente de Transportes deve ter formação em nível superior nas áreas de Engenharia ou Administração da Produção, Economia ou TI, cursado (ou em andamento) cursos na área de logística. Conhecimentos avançados em utilização de softwares como gestão de frotas, gestão de fretes, roteirização, planilhas eletrônicas entre outros. Ter iniciativa e facilidade de comunicação, liderança e organização.

Experiência aplicada: Um ano ou mais em posições gerenciais similares, conhecimento avançado de matemática, conhecimento dos processos e produtos da empresa em questão e habilidade no relacionamento interpessoal.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência de 03 anos no mínimo em atividades operacionais similares.

b) Conhecimento de softwares aplicados.

c) Disponibilidade para viagens.

d) Domínio de segunda língua pode ser requerida em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
Conheça
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.