Coordenador de Inventário

Cartilha Profissão Logística
A manutenção dos estoques dentro de parâmetros pré-estabelecidos só é possível com o controle acurado e organizado de todos os itens em guarda nos depósitos. A redução de custos é consequência desta organização nos estoques.
Apresentação:

Organização é a chave para o controle de estoque.

Cargo:
Departamento:
Supply Chain, Logística, Centro de Distribuição ou Depósito.
Responde diretamente ao Gerente ou Diretor de Supply Chain ou Logística.
Propósito:
Responsável por manter registros de todas as contagens realizadas nos estoques. Trata da parte burocrática dos procedimentos. Verifica transações de entradas, saídas, ajustes e também transferência de mercadorias entre departamentos e empresas. Verifica que os produtos ou materiais defeituosos tenham o descarte correto.
Funções e atividades:

Mantém e atualiza registros de contagens de estoque. Desenvolve sistemas e procedimentos visando a melhoria continua destes processos. Coordena os procedimentos para o inventário físico anual. Realiza semanalmente contagens cíclicas. Juntamente com o Supervisor ou Gerente do Depósito implementa programas de redução de perdas e prevenção de erros. Assegura que somente pessoas autorizadas tenham acesso ao depósito e aos dados de estoque.

Conduz buscas para localizar SKUs no depósito. Realiza ações visando prevenir e minimizar discrepâncias. Mantém registros de quaisquer produtos que tenham sido estornados aos estoques. Produz relatórios periódicos para a contabilidade e gerência.

É responsável por toda documentação relativa a produtos descartados ou fora de condição de uso ou venda.  Realiza levantamento físico, identificando ativo imobilizado.

Formação: O Coordenador (ou supervisor) de inventário não requer formação em nível superior, porém o conhecimento em matemática básica, contabilidade e planilhas eletrônicas é desejado. Deve saber operar softwares de controle de estoques. Ter iniciativa e facilidade de comunicação, organização, prestando atenção a detalhes.

Experiência aplicada: Deve ser capaz de ficar em pé por longos períodos, trabalhar em ambientes empoeirados e barulhentos, ter familiaridade com termos e práticas de inventário. Não pode ser estressado e nervoso, pois estará sempre lidando com problemas, investigações das causas de divergências e prazos apertados.

Requisitos especiais:
Aqui entra a apresentação do cargo
Subordinação:
Perfil:

a) Experiência mínima de 1 ano em atividades similares.

b) Conhecimento de softwares utilizados no depósito.

c) Disponibilidade para eventuais viagens para outras unidades/estoques.

d) Domínio de segunda língua pode ser requerida em alguns casos.

Nota: Este é um modelo de referência para a descrição deste cargo: Consulte a Introdução. 
Para capacitar sua equipe consulte nossa SINOPSE DE TREINAMENTOS In-Company.
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2019 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.