Problema
Seu cadastro esta saneado?  Existem falhas ocultas?

O desafio da qualidade das informações esta distante de uma resposta simples em virtude da quantidade de dados envolvidos. Um dos paradoxos no Data Management é que vivemos na era de BIG DATA, no entanto ainda nos FALTAM INFORMAÇÕES ACURADAS e os gestores desconhecem ferramentas efetivas para resolver este problema.

 

Ocorre que, quanto mais compartilhamos, agregamos e reutilizamos dados públicos e proprietários, mais percebemos que este patrimônio ainda se parece - para a maioria dos gestores – como uma “caixa-preta” inacessível, na medida em que faltam instrumentos e estatísticas para tratar este enorme volume de dados.

 

Para identificar falhas ocultas empregamos ferramentas de Business analytics na Obtenção (captura e importação de dados), Classificação de trechos (preparação), Saneamento (formatação e padronização), Taxonomia (classificação e vinculação), Aprendizado (modelagem e simulação) e Comunicação (visualização, reporting e design) de informações e conhecimento.

 
Solução

O MD Audit ACELERA O SANEAMENTO: Foi desenvolvido como um Assistente Analisador ETL para o procedimento de Data Profiling/Cleaning no contexto de MDM (Master Data Management), oferecendo agilização e consistência dos processos de Saneamento de dados, mesmo para empresas que já utilizam gerenciadores de catalogos CRUD.

Em outras palavras, empregamos o MD AUDIT para realizarmos um serviço de limpeza e normalização, bem como um atestado da Qualidade dos Dados (VALIDAÇÃO). Entregamos mais de 30 gráficos analíticos para visualizar e aprimorar a qualidade do cadastro de materiais da sua empresa.

 
Benefícios: Como o MD Audit agrega Valor?
  1. Validação dos dados: Atesta a coerência de códigos, descrições e meta-dados acurados.

  2. Desvios de conformidade: Alerta sobre intercorrências, multiplicidades (redundâncias isomórficas), descrições lacônicas, termos indefinidos e anomalias nos dados.

  3. Data cleaning: Corrige inconsistências onde possível, gerando um arquivo saneado, com descrições livres de whitespaces, stopwords , abreviações e caracteres indevidos (vetados).

  4. Data profiling: Decompõe as descrições em trechos classificando nomemodificador, características, atributos, estendido e idiossincrasias.

  5. Descrições sintéticas: Remonta um cadastro saneado com novas descrições (longa, curta e estendida) consistentes com formatos padronizados1.

  6. Coerência com SPED Fiscal: Configura cadastro conforme exigências do Bloco K (R0200).

  7. Recomendações: Relaciona medidas corretivas e preventivas visando melhores praticas MDM.

  8. Qualidade dos dados: Gráficos possibilitam visualizar e gerenciar a real situação dos códigos, descrições, NCM, CEST, NBS, unidades de medidas, classificações e meta-dados.

  9. Governança: Gera tabelas, relatórios, indicadores e síntese sobre cada rodada.

  10. Certificação: Avalia e atesta o grau de maturidade da gestão de cadastros da sua empresa, possibilitando acompanhar o progresso ao longo do tempo.

 

A abordagem ETL (Extract, Transform e Load) consiste nos seguintes procedimentos:

  1. Iniciação do processo: Planejamento de requisitos e preparação do código-fonte.

  2. Dados de referência: Definição das unidades de medida, calendários, padrões e tabelas de conversões, taxonomias e dicionários de dados.

  3. Extração: Consolidação e carga de dados de diferentes origens/fontes.

  4. Integridade: Validações e identificação de anomalias (apoio para diagnosticar e reparar).

  5. Transformações automatizadas: Execução de limpezas, regras de normalização e enriquecimento.

  6. Transformações: Empregando data analystics, machine learning e ferramentas avançadas.

  7. Reporte: Registros da auditoria, incluindo recomendações de ações corretivas e preventivas.

  8. Carga (load): Disponibiliza arquivos saneados e possibilita sua publicação em tabelas compiladas para diferentes destinos e aplicações.

 
Resultados do Processo (10 arquivos analíticos):
  1. Cadastro saneado: Seus dados limpos e normalizados, livres de whitespaces, stopwords, abreviações indevidas e caracteres vetados, com caixa alta e descrições sintéticas em formatos padronizados (curta, longa e estendida), formadas à partir da sua base de dados (ressalva: não incluirá enriquecimento de dados ausentes).

  2. Multiplicidades: Relaciona todas as descrições iguais e inclusive descrições diferentes de um mesmo item. Também identifica códigos isomórficos, caso identificados.

  3. Decomposição: Entregamos descrições separadas em trechos, classificados como: nomemodificadores, características, atributos, estendidos, incompletos, idiossincrasias e indefinidos (facilita código inteligente).

  4. Serviços: Destaca os registro de serviços, facilitando a classificação na tabela NBS.

  5. NCM reconciliado: Relaciona os NCM atribuídos aos itens (se houver), para auxiliar o analista na identificação de desvios, e reconcilia alíquotas de IPI com tabela atualizada.

  6. NCM suspeitos: Relaciona inconsistências, tais como diferentes NCM para o mesmo item.

  7. Padrões de Descrições sintéticos: Produz PD alinahdos com seu contexto, à partir de seus próprios dados, identificando quando estiverem incompletos para que seu analista providencie as medidas corretivas.

  8. Classificação supervisionada: Relação dos termos estranhos para subsídio ao saneamento de ambiguidades.

  9. Plot: Diversos gráficos analíticos possibilitam visualizar e compreender a situação quantitativa do seu cadastro.

  10. Notes: Relatório do processamento MD AUDIT, destacando notificações sobre inconsistências no formato, alertas sobre ausências, comprimentos irregulares, incompletos, bem como recomendações de medidas corretivas, incluindo testes de consistência conforme Bloco K do SPED Fiscal.

  • Termo de certificação: Atesta o grau de conformidade do cadastros de sua empresa.

Ressalva: MD AUDIT não é uma solução para substituir softwares MDMS, mas para complementa-los. Não se trata de uma ferramenta para substituir o workflow da governança do tipo CRUD (create, read, update, and delete), que continua necessário. O MD Audit é um Procedimento periódico para facilitar o saneamento e garantir os resultados das manutenções rotineiras, internas e/ou terceirizadas.

 
Resultados do MD Audit
  • Mais de 30 gráficos analiticos possibilitam visualizar cada detalhe de seu cadastro.
  • Dados do cadastro-mestre normalizados conforme regras de transformação.
  • Notificações sobre anomalias, com recomendações para correção e prevenção.
  • Interface para intervenções especializadas (tratamentos customizados).
  • Diversas estatísticas e indicadores sobre Identificação, descrições e classificações.
  • Mapas taxonomicos possibilitam melhor compreensão das distribuições dos itens:
 
 
  • MD Audit é uma ferramenta integrante da Metodologia Ágil para Catalogaçao Semântica de Produtos e Serviços. Saiba ainda mais sobre m@CSPS neste LINK.

SaaS: MD AUDIT é oferecido na forma de serviço. Consulte-nos para contratar uma rodada na sua empresa.

Serviços

Cursos presencias in-company & Programas sob-medida para desenvolvimento de sua equipe.

Diagnósticos

Analises de problemas cuja causa-raiz ainda precisa ser identificada.

Projetos

Iniciativas/melhorias com escopo e resultado definidos (metodolgia PMBoK com certificação PMP).

Medições

Executamos cronoanalises, catalogações, inventários e levantamento de campo.

Softwares

Desenvolvemos Soluções para resolver PROBLEMAS e OTIMIZAR resultados em sua empresa.

Assessorias

Opção flexível para situações onde o escopo é abrangente (contratação por dias dedicados).

 
 
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2020 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.