• Daniel Gasnier

LIVES (cursos on-line) são tendência.

Atualizado: Mai 25



Tempos de mudanças. Nas redes sociais existem muitas controvérsias, mas é consenso de que o mundo será bastante impactado após a pandemia do COVID-19. Como será esta nova realidade? Todos se perguntam para aonde vamos? E surgem inúmeras especulações sobre tendências reforçadas (tais como a Digitalização dos negócios e o crescimento do Delivery expresso) e mudanças emergentes (como a regionalização global e autossuficiência), tanto na economia, no comércio internacional, nas cadeias de abastecimento, como no modo de vida da população e estilo de vida.


Quanto tempo irá durar esta quarentena? Em tempos de distanciamento social (lockdown) é natural uma grande ansiedade para resgatarmos nossa liberdade. Porem, neste momento não temos muitas referências médicas ou governamentais para uma previsão segura sobre quanto tempo mais será necessário. Infelizmente, receio que ainda deve demorar bastante. Um recente estudo chamado “Modelo COVID Brasil” elaborado por Alexandre Simas, Samy Dana, Bruno Filardi, Rodrigo Rodriguez e José Gallucci Neto, por encomenda da Easynvest (fonte da imagem abaixo), indica que continuaremos confinados durante todo maio, e que os reflexos serão maiores do que apenas estes imediatos.


Reflexos e consequências: É provável que muitas atividades de capacitação, reunião e atualização profissional - tais como as viagens, congressos e treinamentos empresariais - não retornarão ao modelo AC (Antes do COVID). Ao longo de 2020 e dos próximos anos, é muito provável que este trauma provocará uma mudança no comportamento das pessoas e das empresas, que muitas vezes irão reavaliar a efetiva necessidade da presença in-loco dos participantes e apresentadores, progressivamente preferindo mais e mais eventos virtuais, sempre que possível.

Benefícios da TRANSFORMAÇÃO DIGITAL na Capacitação profissional: Esta experiência forçada de "Home office" e aprendizado remoto exigiu uma reconfiguração atropelada das empresas, mas após testes e ajustes destas novas tecnologias, tais como Zoom e Team, parece que esta nova modalidade de aprendizado veio mesmo para ficar, pois percebemos alguns benefícios de valor:

  • O formato LIVE (on-line presencial) se tornou uma experiência AO VIVO muito superior ao clássico EAD (Ensino a Distância), baseados em quizzes (testes) e clips (gravações) assíncronos, pois plataformas como o Zoom, Meet e Watch2Gether oferecem tele-conferencias remota de duas vias, envolvendo diversas pessoas simultaneamente, possibilitando a co-construção iterativa.

  • Foco na experiência do participante: O processo de ensino realmente dirigido e customizado, se torna efetivamente responsivo através da readequação imediata do conteúdo para cada contexto.

  • Transformação digital da infraestrutura nas duas pontas: A popularização de instrumentos iterativos amigáveis e gratuitos, tais como: (a) Webnars, Lives e salas de aulas digitalizadas; (b) Posts e vídeos no Youtube e Vimeo (b) Canais de pronta-resposta, tais como whatsApp e outros instrumentos de mídias sociais; (c) Operação remota através do Anydesk; e (d) Foto|Gravação da tela, tais como o Screenpresso no Windows, e Shift+Command 3|4|5 no MacOS, resolveram os antigos gargalos do distanciamento. Ferramentas de agendamento dos slots também viabilizam e otimizam a agenda e ocupação dos envolvidos.

  • Otimização e barateamento: Sem a necessidade das viagens e dos setups (preparações), aproveitamos melhor o tempo do instrutor para atividades que realmente agregam valor, o que se reflete em valores por hora-aula/pax menores, viabilizando mais profissionais mais bem capacitados.


Neste sentido, convidamos nossos clientes a experimentarem, através das promoções especiais durante o afastamento social, nossos cursos no formato de turmas LIVES ON-LINE PRESENCIAIS. Hoje e no futuro, traga suas necessidades e expectativas, para juntos compormos programas customizados que efetivamente capacitem seus profissionais.

0 visualização
ESPECIALISTAS EM OTIMIZAÇÃO
© 2020 www.DanielGasnier.com
São Paulo - Atendemos em todo Brasil.