top of page

Quem está enrolando?


Esta massa de carne preguiçosa com cerca de 1,4 Kgs que ocupa nossa cabeça é o processador mais inteligente que existe, e busca sempre o mínimo esforço.

Assim, quando não desejamos fazer algo, como trocar a lâmpada queimada do banheiro, o cérebro busca desculpas criativas para protelar a tarefa. Protelar significa deixar algo para realizar depois, isto é, demorar, atrasar, adiar, retardar ou postergar. Se você vai mesmo fazer, enrolar server para que? Se não vai fazer, então não é preciso que você ou alguém mais sofra... seja assertivo e informe que não fará, que é uma postura muito melhor do que prometer e deixar de cumprir.

É preciso lembrar das pesquisas que demonstram que o modelo mental de uma pessoa de sucesso luta continuamente contra a inércia. Nossa recomendação é policiar seu cérebro continuamente, pois preguiça não é um privilégio de poucos. Basta começar, que o ritmo da atividade logo vencerá a inércia, e a conclusão será uma mera conseqüência da sua perseverança.

Imagine esta "proposta indecente": Se alguém lhe oferecesse um milhão de reais para realizar algum trabalho, você deixaria tudo de lado e realizaria rapidamente aquela tarefa tão desagradável, não é?!? Com certeza! Então faça de conta que lhe fizeram justamente esta proposta, e realize a tarefa logo, sem esperar um pagamento por isto. A primeira recompensa que obterá será a sensação do dever realizado, que justificará a benção da vida e dos privilégios que você desfruta. O segundo serão os dividendos da imagem de iniciativa (e acabativa), pois as pessoas saberão que podem contar contigo, lhe transferindo maiores oportunidades e responsabilidades. Se julgar oportuno, comemore esta realização com um pequeno prêmio pessoal, condicionando seu cérebro para o modelo de realizações que mencionei.

Saiba também escolher o horário mais apropriado para o seu ritmo biológico, pois alguns de nós são matutinos (produzem bem pela manhã, com sua produtividade decaindo ao longo do dia). Outros são vespertinos (difíceis de acordar, tornam-se mais produtivos no final do dia, demorando para ir dormir. Na manhã seguinte, o ciclo se repete). Saiba programar as atividades mais complexas para seu melhor horário, deixando aquelas mais simples para o momento menos ativo.

As pessoas tendem a priorizar os trabalhos mais fáceis para fazer primeiro. Pensando bem, esta estratégia é pior para seu estado de ânimo, pois você ficará pensando na pior por fazer o dia todo. Minha recomendação é tomar a pior atividade para fazer primeiro, pois assim que termina-la saberá que agora o resto do dia seguirá facilmente ladeira abaixo, pois o pior já passou.

Finalmente, perceba que tudo depende de sua motivação, e que ninguém motiva ninguém. A única pessoa que pode lhe motivar é você mesmo, estão descubra porque você fará o que precisa fazer, e tenha isto sempre em mente. Enfim, faça com qualidade, pois se algo merece ser feito, merece ser bem feito. Concorda? Então, para de protelar e coloque mãos na massa.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page